15 coisas que você não sabia que seu Android era capaz de fazer

android

Android, sistema operacional móvel do Google, é capaz de fazer muitas coisas que você por ventura ainda desconhece. A seguir, confira uma lista de algumas destas funções que são bastante práticas e úteis.


01. Digitar arrastando o dedo

A digitação de textos através da movimentação do dedo pela tela do dispositivo está disponível em teclado pagos como Swype e SwiftKey, mas também no teclado do Google e em teclados que acompanham aparelhos da Samsung.
Digitação com swype
Basta arrastar o dedo pelas letras que compõem a palavra desejada e o dicionário do teclado tentará adivinhá-la, mostrando o que você deseja ou dando sugestões caso a que você queira não tenha aparecido.

02. Compartilhamento por aproximação

Através do Android Beam, aparelhos dotados da tecnologia NFC podem transferir aplicativos, contatos, fotos e músicas pela simples aproximação das partes traseiras deles. Você também pode compartilhar dados específicos de alguns aplicativos.
Android Beam NFC
O Foursquare, por exemplo, permite compartilhar seus locais favoritos e o Shazam te deixa compartilhar sons descobertos pelo app. Aproxime as costas dos dispositivos um do outro e toque na tela para enviar o que estiver nela para o outro aparelho.
Ativar o NFC
Para ver se seu dispositivo suporta a tecnologia NFC vá até "Configurações" e acesse a opção "Mais". Se o aparelho for compatível, você deverá ver a opção NFC para macar e, logo abaixo, o nome Android Beam. Em aparelhos Samsung, vá em "Configurações", acesse a opção "Conexões" e ative o "S Beam".

03. Desbloqueio através do seu rosto

Você pode desbloquear o seu aparelho Android através de reconhecimento facial. Basta ir em "Configurações" > "Segurança" > "Desbloqueio de Tela" e, finalmente, "Desbloqueio facial".
Desbloqueio facial
Para incrementar a segurança, você ainda pode definir um código PIN e também tirar múltiplas fotos em diversos ambientes para aprimorar o reconhecimento de seu rosto. Para evitar que usem uma foto pra desbloquear seu smartphone, você pode ativar a verificação de presença.

04. Capture sua tela

No Android é muito simples capturar o que está na tela. Basta pressionar o botão de volume pra baixo ao mesmo tempo em que aperta o botão de desligar/ligar do aparelho. Em alguns dispositivos Samsung, o botão Home também precisa ser pressionado.
Captura de tela nativa

05. Silencie o aparelho ou capture a tela com a palma da sua mão

Essa é exclusiva para aparelhos Samsung: você pode capturar a tela passando a lateral da palma da sua mão sobre a tela ou silenciar o aparelho deixando a palma da mão flutuar sobre o visor.
Samsung Palm Motion
O nome desse recurso é Palm Motion e precisa estar ativado nas configurações do aparelho.

06. Transforme fotos e vídeos em um filme

Se seu aparelho já tem a versão 4.3 ou superior do Android, é possível usá-lo para criar curta-metragens usando fotos e vídeos presentes no dispositivo. Primeiro, você precisa ativar o backup automático através do aplicativo do Google+.
Criação de curtas
Todas as suas fotos serão salvas numa pasta privada em seu perfil. No topo da seção "Fotos", clique no pequeno ícone de uma câmera e então selecione as fotos e vídeos que farão parte do curta, aplique efeitos, trilha sonora e deixe o resto com o Google.

07. Inverta as cores da tela

Invertendo as cores
Nas configurações de Acessibilidade, você pode ativar a inversão das cores, para melhorar a leitura da tela durante a noite. Em alguns aparelhos Samsung, essa função se chama "Cores Negativas" e fica no menu "Meu Dispositivo".

08. Veja detalhes da sua bateria

Digitando *#0228# você poderá ver a voltagem, medições de energia e outras leituras da sua bateria. Se não funcionar para você, experimente *#*#4636#*#*.
Detalhes da bateria

09. Acesse abas abertas em outros dispositivos

Enquanto você estiver logado na sua conta do Google no Chrome, seu Android será capaz de acessar todas as abas abertas em outros aparelhos, como seu computador. Para isso, clique em "Outros Dispositivos" no menu do navegador móvel.
Sincronia de abas entre dispositivos
Outra opção é clicar na pastinha com duas setas que existe no canto inferior direito da tela "Nova Aba". Você também pode instalar o complemento Chrome to Mobile, que envia uma versão offline da página que você está vendo no computador para o Android.
Assim, você poderá ler o conteúdo mesmo que esteja no metrô ou em qualquer lugar onde não há acesso à Internet.

10. Mantenha o aparelho acordado enquanto você olha pra ele

Samsung Smart Stay
Outra exclusividade dos donos de aparelhos Samsung: faça o Android ficar com a tela acesa e com brilho alto enquanto você olhar pra ela ativando o "Smart Stay" em "Configurações" > "Tela" ou em "Configurações" > "Smart Screen".

11. Roteador Wi-Fi de bolso

Você pode rapidamente montar uma rede sem fio usando seu smartphone Android através da função de hotspot Wi-Fi que ele tem. Para tal, veja nas configurações do aparelho a opção "Tethering e acesso portátil".
Android como roteador wireless
Ela pode ficar em Wireless e redes, na opção "Mais..." ou em "Mais Redes", se você estiver num aparelho Samsung. Lá você pode configurar coisas como nome da rede e criptografia, porém esteja ciente de que seu plano de dados será consumido ao usar esse recurso.

12. Uma coleira para o Android

Quando temos um animal de estimação, podemos dar a ele uma coleira com informações para caso ele se perca. Algo parecido pode ser feito no Android, mostrando informações de contato na tela de bloqueio.
Informações do proprietário
Para isso, vá até "Configurações" > "Segurança" > "Info. do proprietário" e informe o que deseja mostrar na tela de bloqueio do aparelho, como um telefone ou endereço de e-mail. Assim, quem encontrar seu aparelho, poderá entrar em contato.

13. Controle seu consumo de dados

Android permite definir um alerta para quando você ultrapassar uma determinada quantidade de dados trafegados ou ate mesmo cortar o uso da internet móvel. Assim, você não passa do limite do seu plano de dados.
Controle do consumo de dados
Ele mostra ainda quanto você consumiu via redes móveis ou Wi-Fi e quais foram os aplicativos que mais consumiram de sua franquia. Para ver e configurar essas opções, vá em "Configurações" > "Uso de Dados".

14. Envie textos sem seu telefone

Você pode sincronizar seu Android com um computador e digitar a partir dele. Será necessário instalar um programa como o MightyText, mas pode ser muito útil quando você esquecer o aparelho em casa.
Enviando textos pelo telefone remotamente
Através do MightyText, você poderá enviar mensagens de texto e multimídia através de um tablet ou navegador como se estivesse fazendo isso pelo seu smartphone.

15. Veja uma animação escondida e bacana

Vá em "Configurações" > "Sobre o Dispositivo" e fique tocando em Android Version até que um K apareça (para quem tem a versão 4.4 do sistema, chamada KitKat). Toque e segure no K para aparecer uma tela vermelha com o nome Android ao estilo das embalagens da guloseima.
Animação escondida
Então toque e segure de novo para que um mosaico apareça. Toque nos quadrados e fique brincando até enjoar, quando você deve arrastar o dedo do topo para baixo da tela para poder ver o botão de voltar e sair da brincadeira.
Se você não usa o Android KitKat, esses passos também servem. Cada versão do Android mostra algo diferente! Legal, não é?


COMPARTILHAR:

+1

0 Response to "15 coisas que você não sabia que seu Android era capaz de fazer"

Postar um comentário